A Botânica no caminho da Arte

 

No dia 14 de fevereiro de 2014 (14h30) realizou-se mais uma palestra no âmbito dos Encontros Ciência e Cultura, conciliando a arte e a botânica. Agradecemos às Professoras Maria Manuela David e Sónia Talhé Azambuja a sua disponibilidade na partilha de conhecimentos e experiências relativos à temática "A botânica no caminho da arte".

Poderá consultar a apresentação aqui arte botânica.pdf (5499872)

 

 

 «A arte dos caminhos da Botânica»

por Maria Manuela David

A Botânica é o estudo científico das plantas. Haverá um olhar científico sobre as plantas que seja simultaneamente estético? Desvendarão as plantas, no seu percurso evolutivo, uma maestria de “design”? De que modos os botânicos olham para os padrões que encontram e guardam a informação (das formas) das plantas? Serão apresentados alguns exemplos de harmonia nas relações forma-função nas plantas e, também, de como os cientistas têm revelado o mundo das plantas em configurações artísticas, mais ou menos intencionais.

 

Maria Manuela David (Professora Associada da Universidade do Algarve).

Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa, é desde 1982/83 docente na Universidade do Algarve onde se doutorou (1985). O seu trabalho de investigação está sobretudo centrado no estudo das respostas das plantas às condições de stresse ambiental típico das regiões mediterrâneas. É sobretudo na qualidade de Curadora do Herbário da Universidade do Algarve (ALGU), desde 2006, que tem participado em diversas atividades, comunicações orais e percursos na natureza, de divulgação do herbário e da diversidade florística do região.

 

 

 

«Figurações Botânicas na Arte Portuguesa dos Séculos XV-XVII.

Iconografia e Simbologias»

Por Sónia Talhé Azambuja

 

Sónia Talhé Azambuja

Assistente Convidada de Arquitetura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/UL), onde se licenciou em Arquitetura Paisagista (2000). Leciona nas unidades curriculares de História e Teoria da Arte dos Jardins e de Recuperação e Gestão da Paisagem Cultural da Licenciatura e Mestrado em Arquitetura Paisagista do ISA/UL. Mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL/UL, 2006). Docente universitária de arquitetura paisagista na Universidade do Algarve desde 2003 até à atualidade. Assistente Convidada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (2009/2010-atualidade), coordenadora das unidades curriculares de História da Arte dos Jardins I, História da Arte dos Jardins II, Arquitetura Paisagista II e Antropologia do Espaço da licenciatura em Arquitetura Paisagista (1.º Ciclo). Doutoranda em História, na especialidade de Arte, Património e Teoria do Restauro na FL/UL (2006-...). Bolseira de Doutoramento e de Mestrado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Tem apresentado várias palestras e comunicações em congressos nacionais e internacionais, tendo publicado diversos artigos e capítulos de livros. Publicou recentemente o livro "A Linguagem Simbólica da Natureza. A Flora e Fauna na Pintura Seiscentista Portuguesa" (Lisboa: Nova Vega, 2009). Nomeada membro internacional do ICOMOS-IFLA International Scientific Committee on Cultural Landscapes (órgão consultivo da UNESCO). Presidente da Direção da Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (2013-...). Investigadora dos centros de investigação: Centro de Ecologia Aplicada "Prof. Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (CEABN/ISA/UL) e Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro da Equipa de Investigação do Projeto LX GARDENS - Jardins e Parques Históricos de Lisboa: estudo e inventário do património paisagístico, projeto do CEABN financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ref.ª PTDC/EAT-EAT/110826/2009 (2011-2014).